Portugal venceu a República Tcheca nesta terça-feira (18/6), em Leipzig, na Red Bull Arena, pela rodada 1 da fase de grupos da Eurocopa. Na luta pelo bicampeonato, os lusitanos saíram atrás do placar, na segunda etapa, tendo que buscar o empate com gol contra e virando nos acréscimos com gol de Francisco Conceição e assistência de Pedro Neto, que tinham acabado de entrar no duelo.
“Não esperávamos jogos fáceis. Jogamos contra uma República Tcheca enérgica, eles foram muito duros e muito clínicos; fizeram um chute e marcaram. Foi também um teste de caráter. Você olha as estatísticas, 70% de posse de bola, 13 escanteios, você vê muito trabalho bom, mas quando estávamos perdendo por 1 a 0, tivemos que controlar os nervos e acho que o caráter que tínhamos foi bom. Isso que mostramos hoje foi incrível, algo que vai nos ajudar muito”, disse o técnico Roberto Martínez.
Vitinha, com 90% de precisão passe, além de 11 km de distância percorrida, foi eleito o jogador da partida pela UEFA: Há dias como estes, em que do nada eles [o adversário] marcam um gol. Foi um grande golpe para nós, mas foi muito importante a forma como reagimos. Muito importante como mantivemos a calma e conseguimos o empate e lutamos até o fim pela vitória. Não há jogos fáceis neste torneio. Mesmo assim, controlamos o jogo, tivemos mais oportunidades”, disse o meia do PSG e da Seleção das Quinas.
Portugal retorna aos gramados no próximo sábado (22/6), às 13h (de Brasília), contra a Turquia, no Signal Iduna Park.