O Brasil entra campo contra a Venezuela às 18h desta quinta-feira (14) e tem a missão de manter a sequência positiva alcançada na Data Fifa do mês de outubro. Foram duas vitórias contra Chile, 2 x 1 fora de cas, e Peru, uma goleada no Mané Garrincha por 4 x 0. Agora, diante da Venezuela, a equipe de Dorival Jr. mira retomar vez a confiança e se estabelecer entre os primeiros colocados da tabela. E esse será o 30º encontro entre os dois países em jogos oficiais.
A adversária está fora do grupo das sete que se classificam para o Mundial de 2026, mas está colada na Bolívia, que fecha o “G7” das Eliminatórias. A seleção venezuelana tem 11 pontos somados em dez rodadas da competição. Já o Brasil deu um salto na tabela depois dos últimos confrontos e hoje ocupa a 4ª posição com 16 pontos.
Dos 29 jogos disputados até então, são 24 vitórias da Seleção Brasileira, 4 empates e a única derrota para os rivais venezuelanos. Ao analisar os números de gols, a disparidade é ainda mais gritante: são 97 gols marcados pelo Brasil contra apenas 10 anotados pela Venezuela.
Ao analisar apenas os jogos disputados em território venezuelano, o aproveitamento do Brasil é melhor do quando recebe os adversários em casa. São 10 jogos no país vizinho e 100% de aproveitamento.