A Espanha, a única tetracampeã europeia, esteve em festa durante toda a segunda-feira (15/7). Após viagem da Alemanha para “casa”, os jogadores campeões foram recebidos no Palácio da Moncloa, residência oficial do primeiro-ministro Pedro Sánchez, do Partido Socialista, além de sua família.
No entanto, na fila comandada pelo capitão Álvaro Morata, Dani Carvajal, experiente jogador da Fúria e do Real Madrid, virou a cabeça no momento de cumprimentar a autoridade governamental espanhola, apesar do cumprimento com as mãos. O gesto do lateral direito foi muito criticado e apoiado nas redes sociais, conforme a orientação política polarizada.
“Sinceramente não consigo pensar, como alguma interpretação que li esta manhã, que tenha sido um gesto de desrespeito, é impensável. Sinceramente não posso pensar, como alguma interpretação que li esta manhã, que tenha sido um gesto de desrespeito, é impensável. A nossa vitória é a melhor versão da Espanha, uma sociedade espanhola, com equipe plural e mista”, disse a porta-voz do governo e ministra da Educação, Pilar Alegría.