O Real Madrid exerceu a cláusula de Joselu e vai comprar os direitos econômicos do centroavante campeão de Supercopa Espanhola, La Liga e Champions League. O herói dos merengues contra o Bayern, na semifinal da Liga dos Campeões, pertencia ao Espanyol, time catalão, atingindo metas que obrigasse a compra após a temporada. No entanto, a compra do Real é simbólica, já que o atleta deseja ir ao futebol catari.
O Al Gharafa, equipe do Catar, ofereceu dois anos de contrato ao atacante de 34 anos, com potencial terceiro ano em caso de objetivos alcançados. O salário avantajado para um atleta com idade experiente, mais os 8,5 milhões de euros oferecidos pelos árabes, fizeram o Real Madrid não entrar em leilão.
“O Real Madrid informou ao RCD Espanyol que vai executar a cláusula de compra de Joselu Mato, incluída no acordo celebrado há um ano entre os dois clubes. Portanto, Joselu já não é jogador azul e branco. O RCD Espanyol deseja-lhe boa sorte no seu novo aventura profissional”, disse o comunicado do time de Barcelona, que regressou à elite do futebol espanhol.